quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

STC - UC1 - Como escolher?

Cerca de 16% da energia consumida em Portugal é da responsabilidade do sector doméstico sendo que desta cerca de 60% vem sobre a forma de electricidade, numa sociedade em que se compram cada vez mais electrodomésticos utilitários e de lazer, cabe ao cidadão comum fazer um uso racional da energia sem pôr em causa o seu bem-estar e qualidade de vida.

Em Portugal a electricidade é produzida maioritariamente através do uso de combustíveis fósseis nas centrais termoeléctricas 57% seguido da produção hídrica (grandes barragens) com 41%, e 2% para energias alternativas (eólica, biomassa, mini-hidricas, solar, geotérmica, etc.) segundo dados de 2001, mas esta “mistura” de produção de electricidade depende de vários factores. Por exemplo em períodos de seca, como o que estamos a passar a percentagem de energia produzida através de barragens decresce significativamente, enquanto aumenta a produção por via térmica. Outro dos factores que influencia as diferentes formas de produção, é o aumento do consumo de energia em períodos de muito frio ou muito calor, observou-se um aumento do consumo de energia significativo no sector doméstico devido às necessidades de aquecimento dos lares nos últimos meses de 2004 e princípio de 2005. Temos observado um aumento da produção de energia através de meios renováveis pois, com os avanços da tecnologia, o aumento do consumo e com os incentivos ao uso de formas de produção menos poluentes, as energias renováveis já são alternativas de produção competitivas no mercado.

É através de uma tomada de consciência sobre a forma como é consumida a energia nas nossas casas, que cada um pode tomar as medidas necessárias para poupar energia, poupando assim algum dinheiro ao fim do mês ao mesmo tempo que ajuda a melhorar o ambiente.

Segundo estudos de 2002 o consumo de energia do lar médio Português é de 3268 kWh/ano estando repartido, no seu uso final de acordo com o seguinte gráfico:

Como podemos verificar são os equipamentos de frio os responsáveis pela maior fatia do consumo numa casa, seguido do aquecimento e da iluminação.

É através da escolha apropriada e uso eficiente dos aparelhos que usamos em casa no dia-a-dia, que podemos contribuir para diminuir a nossa tarifa energética, mantendo e/ou melhorando a nossa qualidade de vida.


Proposta de trabalho

Imagine que iria remodelar completamente a sua habitação e teria que adquirir os seguintes equipamentos eléctricos:

  • Equipamentos de frio (frigorifico combinado ou frigorifico+arca congeladora)
  • Máquina de lavar roupa
  • Máquina de lavar louça
  • Fogão (gás ou eléctrico) ou Placa (gás, eléctrica, vitrocerâmica ou indução) e Forno (eléctrico ou gás)
  • Televisão (raios catódicos, LCD ou Plasma)

1. Recolha informações acerca dos equipamentos em sites de fabricantes e lojas online.

2. Elabore uma tabela comparativa entre 3 aparelhos diferentes de cada espécie, com os aspectos que considera relevantes em cada tipo de equipamento.


Frigorifico

Características ____Marca X______ Marca Y ____Marca Z


Capacidade ________287l ________370l ________420l


Eficiência energética ___B _______A __________ A+


Ruído ____________38 dB ______45dB ________50dB


3. Considere que tem 2500€ disponíveis. Faça um pequeno texto explicativo acerca de que equipamentos escolheria e o porquê da sua opção.

Exemplos de lojas online:

www.radiopopular.pt

www.worten.pt

www.grandeoportunidade.com/

www.ercomercial.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário